top of page

    SALMO 142 – Salmo de Davi

Quando este salmo foi escrito Davi ainda não reinava, e estava sendo perseguido por Saul, e encontrava-se escondido dele numa caverna.
Ele se encontrava completamente desamparado e não havia nenhum lugar de refúgio que fosse seguro, nem mesmo a...

          EDUCADOS PELA GRAÇA

 

“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,” (Tito 2.11,12)

 

O que é ser crente em Jesus?

Para qual grande propósito Deus...

Mensagem em vídeo para você.
 
Título: De Maneira Alguma te Deixarei

Mensagens

Jesus Cristo Reina

Salmo 130

 

Das profundezas clamo a ti, ó Senhor.

Senhor, escuta a minha voz; estejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.

Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?

Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.

A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pelo romper da manhã, sim, mais do que os guardas pela manhã.

Espera, ó Israel, no Senhor! pois com o Senhor há benignidade, e com ele há copiosa redenção;

e ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades.

 

Mesmo uma alma piedosa, depois de muita comunhão com Deus, pode, por causa do pecado, ser trazida a um estado de perplexidade como a que o salmista expressa no início deste salmo.

Mesmo na aliança da graça não há uma provisão de permanente consolação para qualquer pessoa debaixo da culpa de grandes pecados, nos quais elas caíram.

Assim, pelo que significam, tais pecados vêm terrificar a consciência, quebrar os ossos da alma, e colocá-la em trevas, e lançá-la em profundezas insondáveis, apesar do alívio que é provido pelo perdão do sangue de Cristo.

Mas a força de todo e qualquer pecado pode ser debilitada pela graça, contudo a raiz de nenhum pecado será completamente arrancada nesta vida.

Assim, não será algo estranho que em algumas vezes o próprio cristão fiel se encontre nestas profundezas de alma a que se refere o salmista.

A alma regenerada pelo Espírito possui um princípio de graça que opera e trabalha continuamente para preservá-la do pecado.

Então o próprio Espírito Santo que habita no cristão há de incitá-lo a buscar socorro na graça de Cristo, para ser arrancada deste abatimento de espírito.

Quando a presença de Cristo é perdida, pelos sinais visíveis de falta de paz no espírito, devemos nos esforçar com todo empenho para encontrá-lo, porque é nisto que está a cura da nossa angústia.

É preciso crer na sua bondade, graça e misericórdia, e manter o coração firme na fé, ainda que debaixo da fraqueza produzida pelo pecado, porque disto depende a nossa cura.

Este esforço para curar as feridas da alma deve ser empreendido, senão elas se ampliarão até a morte espiritual.

Os ferimentos do pecado devem ser tratados pelo Médico divino, mas Ele não operará se não for procurado.

E esta procura é espiritual em oração e entrega do espírito ao Senhor.

Davi conhecia bem este segredo, e nunca se permitiu ficar nas profundezas por motivo de indolência ou acomodação às enfermidades produzidas pelo pecado.

Ele partia em busca de alívio e de cura nAquele que é o único competente para tratar com os males da alma.

Uma recuperação das profundezas é como uma nova conversão. O Espírito Santo dá às almas um senso renovado para que se apliquem no propósito de buscar a Deus. O trabalho inteiro é dele, mas é nosso dever orar e crer.

 Por isso é necessário ter um senso sincero do pecado. E nesta sinceridade devemos reconhecer a nossa culpa no que fazemos, deixamos de fazer ou pensamos, e sem este autoexame e julgamento em razão do pecado não podemos contar com uma confissão sincera que nos habilite ao perdão de Deus.

A condição para o nosso perdão é a confissão. Sem confissão não pode haver perdão. Sem a confissão ficaríamos insensíveis e faríamos pouco caso do pecado. Mas, ao termos que declarar as nossas faltas e culpa reconhecemos que Deus é santo e exige santidade de nós. E tratamos o pecado com a devida seriedade com que deve ser tratado.

Devemos nos sujeitar debaixo da potente mão do Senhor, e receber de bom grado os juízos corretivos, por mais que estes nos doam, porque é assim que se acha graça em ocasião oportuna.

Quanto mais tentarmos justificar a nós próprios, maiores abismos se abrirão e engolirão ainda mais o nosso espírito em suas profundezas.

A mão poderosa do Senhor tem o controle de tudo e todos. Ele pode fazer a alma esperar pelo Seu perdão em profundezas pelo tempo que bem Lhe aprouver, de modo que se cumpra todo o Seu propósito.

A misericórdia e o perdão não vêm adiante de Deus como a luz do sol e as ondas do mar, que seguem um curso fixo e pré-determinado.

Isto é mais um fator para reforçar a necessidade do nosso temor e reverência diante dEle. A andarmos humildemente na Sua presença enquanto aguardamos pelo Seu favor.

É por isso que o seu nome é Senhor.

Ele tem o governo de nossas vidas, e cabe a Ele e não a nós conduzir o nosso caminhar.

Todos os frutos da bondade e graça de Deus são mantidos exclusivamente pela sua própria vontade soberana.

Esta é a Sua grande glória.

Por isso Ele afirmou o que disse em Êx 33.19, quando Moisés lhe pediu que lhe mostrasse a Sua glória (Êx 33.18).

A glória do Senhor está em manifestar a Sua graça e bondade.

Não é de maneira indiscriminada que Ele concede o Seu perdão. Com isto dá grande valor à Sua graça. Ela não é barata porque é graça. Ela não é comum. E faríamos bem em atribuir a ela o mesmo valor que o Senhor lhe dá.

Ela é preciosa para nós, já que Deus tem misericórdia de quem quer ter misericórdia.

Quão grande e permanente gratidão devem demonstrar os cristãos por terem sido alvo de tão precioso favor. Glórias são dadas a Deus no céu e na terra quando Ele manifesta a Sua bondade e misericórdia ao pecador.

Por isso devemos ter paciência e fé, enquanto aguardamos pelo livramento do Senhor, em nos retirar das profundezas em que nos encontramos.

É no próprio Cristo, na comunhão com Ele, que seremos livrados.

 Assim, o que o salmista busca é o próprio Deus, é o próprio Jeová que sua alma espera. Não é apenas a graça, a misericórdia ou o alívio considerados de modo absoluto, mas o Deus de toda a graça que devemos esperar com grande expectativa.

O salmista esperava em Deus, e esperava na Sua Palavra, especialmente nas promessas da Palavra e nas suas demonstrações da bondade, misericórdia, graça, generosidade e amor de Deus.

Quando as dificuldades surgem, e em nossos dilemas, tentações e desertos, devemos nos entreter com tais pensamentos sobre o caráter de Deus.

Isto removerá de nós a impaciência e a ansiedade.

 

Salmo 118

 

Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Diga, pois, Israel: Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

Diga, pois, a casa de Arão: Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

Digam, pois, os que temem ao SENHOR: Sim, a sua misericórdia dura para sempre.

Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga.

O SENHOR está comigo; não temerei.

Que me poderá fazer o homem?

O SENHOR está comigo entre os que me ajudam; por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam. Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.

Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes.

Todas as nações me cercaram, mas em nome do SENHOR as destruí.

Cercaram-me, cercaram-me de todos os lados; mas em nome do SENHOR as destruí.

Como abelhas me cercaram, porém como fogo em espinhos foram queimadas; em nome do SENHOR as destruí.

Empurraram-me violentamente para me fazer cair, porém o SENHOR me amparou.

O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.

Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas.

A destra do SENHOR se eleva, a destra do SENHOR faz proezas.

Não morrerei; antes, viverei e contarei as obras do SENHOR.

O SENHOR me castigou severamente, mas não me entregou à morte.

Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas e renderei graças ao SENHOR.

Esta é a porta do SENHOR; por ela entrarão os justos. Render-te-ei graças porque me acudiste e foste a minha salvação.

A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do SENHOR e é maravilhoso aos nossos olhos.

Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR, concede-nos prosperidade!

Bendito o que vem em nome do SENHOR.

A vós outros da Casa do SENHOR, nós vos abençoamos.

O SENHOR é Deus, ele é a nossa luz; adornai a festa com ramos até às pontas do altar.

Tu és o meu Deus, render-te-ei graças; tu és o meu Deus, quero exaltar-te.

Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

 

Como no Salmo 115, neste, a casa de Arão é também citada particularmente a louvar ao Senhor juntamente com o povo de Israel, porque cabia aos sacerdotes, que eram daquela casa, a direção do culto do santuário do Senhor, ou seja, do templo e das sinagogas.

São destacadas de modo especial a bondade e a misericórdia de Deus, como objeto da proclamação deles e da sua rendição de graças ao Senhor.

A grande lição que permeia quase todos os salmos e que bem faríamos em aprender não é somente a do dever constante do louvor e gratidão a Deus, como também o ato de invocá-lO no meio de nossas tribulações, porque o testemunho afirmado nos Salmos é o de que Ele sempre nos ouve e nos dá livramento.

A ponto de se perder o medo do que nos possa fazer o homem, porque temos a segurança de que o Senhor está conosco.

Há um grande princípio espiritual declarado neste salmo, que bem faríamos em observar, que o salmista expressa nas seguintes palavras:

“Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem.  Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes.”.

A citação de nações que cercaram o salmista, mas que foram destruídas por ele em nome do Senhor, pode indicar uma possível autoria de Davi deste salmo, porque ele nunca perdeu qualquer batalha durante o seu reinado, porque o Senhor sempre foi com ele, por causa da sua piedade e fé nEle, desde a sua juventude, quando matou um leão, um urso, e Golias, o gigante.

Ele diz que o haviam empurrado violentamente para fazê-lo cair, mas o Senhor lhe havia amparado, porque era a sua força e o seu cântico, que o salvou.

Por isso se ouve nas moradas dos justos a voz de júbilo e de salvação, porque a mão direita do Senhor faz proezas.

De modo que os que confiam nEle podem dizer com ousadia que não morrerão antes do tempo determinado pelo Senhor, para que possam dar testemunho das Suas grandes obras.

Ele pode castigar severamente os seus filhos, mas não os entregará à morte, como faz com os ímpios, porque preciosa é a vida de Seus filhos a Seus olhos, porque os ama e são as Suas testemunhas na terra.

Isto é concedido àqueles que têm entrado pela porta estreita da justiça de Deus, tal como o salmista entrara por ela, e desejava continuar entrando continuamente.

Porque esta é a porta do Senhor.

Ele mesmo é a porta do redil das Suas ovelhas.

E por ela podem entrar somente os justos (os que foram justificados pela fé nEle).

Este salmo foi proferido dentro do contexto do evangelho porque há citações abundantes nele que se referem à obra de Cristo e ao nosso relacionamento com Ele, como o que já comentamos anteriormente, e o que o salmista dirá adiante, quanto a render graças ao Senhor porque lhe acudiu e foi a sua salvação.

Ele foi e é, a pedra fundamental de esquina que os construtores da religião de Israel rejeitaram.

Jesus foi eleito pelo Pai para ser tal rocha de esquina, de maneira que não há outra que tenha sido dada aos homens, sobre a qual possam ser edificados espiritualmente.

Deus fez este dia de salvação, de graça, por meio de nos ter dado tal Rocha firme, que é Cristo.

Este é o dia aceitável do Senhor, que na verdade é composto de muitos dias correspondentes à dispensação da graça, e por este motivo, tal como o salmista devemos regozijarmo-nos nele, ou seja, todos os dias de nossas vidas, enquanto durar tal dispensação, na qual Deus tem feito uma aliança com os pecadores através do sangue de Jesus.

Esta salvação do Senhor é para ser pedida com a boca, porque é somente pela fé nEle que somos salvos.

Devemos pedir que o Senhor nos faça prosperar neste caminho da salvação através da santificação de nossas vidas, de modo que faça prosperar todos os Seus desígnios relativos à igreja

Por isso é bendito o que vem em nome do Senhor, a saber, o Messias, o Redentor, o Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo, porque vem para nos salvar dos nossos pecados e nos tornar filhos de Deus.

Então estes que fazem parte da Casa do Senhor são abençoados, porque Deus é a luz deles, e é digno de que seja adorado com ações de graças.

 

 

28) Contentamento e Alegria 29) Convencimento e Despertamamento

 150) Visão \ Iluminação                             151) Vivificação e Renovação 152) Unção

140) Submissão 141) Substituição 142) Temor           143) Tentação 144) Testemunho

136) Segurança 137) Sexualidade             138) Soberba / Orgulho 139) Sofrimento

134) Salvação                  135) Santificação                  Santificação - cont.

 

 

131) Sabedoria 132) Sã Doutrina 133) Sacramentos – Ceia e Batismo

 

 

129) Retidão  130)Revelação        

125) Renúncia 126) Repreensão                127) Responsabilidade 128) Ressurreição

122) Reconciliação e Restauração 123) Redenção                 124) Regeneração

120) Quebrantamento e Contrição 121) Querubins e Anjos

117) Providência 118) Prudência                119) Pureza

 113) Promessa 114) Prosperidade                 115) Proteção 116) Provação e Aflição

106) Pecado                       107) Perdão                  108) Perfeição

101) Ousadia 102) Paciência             103) Palavra 104) Parábolas                105) Paz

93) Mansidão 94) Mente 95) Milagres                     96) Misericórdia 97) Missões       

91) Liderança \ Apascentar \ Governar 92) Longanimidade                   

88) Legalismo 89) Lei e Mandamentos                        90) Liberdade

84) Jesus                    85) Juízo e Ira 86) Justiça                   87) Justificação

80) Igreja               81) Impiedade e Iniquidade 82) Incredulidade 83) Infidelidade

75) Hipocrisia 76) Honra e Dignidade 77) Humildade      

 

 

78) Identificação com Cristo 79) Idolatria

7) Amor                   8) Ansiedade 9) Apostasia 10) Arrependimento

30) Conversão 31) Coração               32) Crescimento 33) Criação e Desígnio de Deus

57) Evangelização e Pregação 58) Experiência              59) Expiação 60) Falso Ensino

 

 

61) Família

98) Mortificação do Pecado           99) Obediência              100) Oração e Jejum

106) Pecado               107) Perdão                           108) Perfeição

109) Perseverança 110) Piedade                      111) Profanação 112) Profecia

145) Valor  146) Verdade       

 

 

 

147) Vida Eterna                         148) Vigilância 149) Vileza, Inveja, Cobiça e Ciúme 

70) Graça 71) Gratidão             72) Guerra Espiritual 73) Herança           

 

 

74) História da Igreja

65) Fortaleza 66) Frutificação           

 

 

 

67) Galardão e Recompensa 68) Generosidade e Gentileza

62) Fé e Confiança                 63) Fervor, Zelo e Frieza Espiritual 64) Fidelidade

55) Espiritual e Nova Criatura 56) Eternidade                 56) Evangelho

51) Escândalos 52) Escatologia                     53) Escrituras 54) Esperança

 47) Eleição e Predestinação 48) Emoção                      49) Encorajamento 50) Ensino

43) Domínio Próprio 44) Dons e Fruto              45) Dor e Tristeza 46) Edificação

40) Disciplina 41) Dízimos e Ofertas 42) Doenças e Enfermidades

34) Decisão 35) Dependência 36) Descanso                

 

 

 

37) Dever 38) Devoção 39) Diligência

 25) Consciência 26) Consolo 27) Contendas e Divisões

20) Comunhão e Unidade 22) Confirmação e Constância

18) Caráter 19) Carnalidade e Natureza Terrena                     

11) Astenia/Fraqueza 12) Autoridade e Soberania       

 

 

13) Bênção e Bem-Aventurança

4) Adoração 5) Alianças 6) Amizade e Fraternidade

1) Abnegação 2) Aborto 3) Aceitação e Filiação 

LINKS DE TEMAS BÍBLICOS

14) Biografias                15) Boas Obras e Serviço 16) Bondade 17) Busca de Deus

Clicando na seta você pode assistir vídeos de louvores e de várias mensagens bíblicas.
GALERIA DE IMAGENS
Para visualizar as imagens completas e em tamanho normal, clique na imagem desejada.
Para avançar ou recuar com a exibição neste modo basta clicar nas setas laterais.
bottom of page